sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

TALMIDIM 064

Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.
Mateus 6.11
Maná

O teólogo alemão Joachim Jeremias foi um dos mais extraordinários estudiosos da cultura semita, dos evangelhos e da Bíblia. Ele defende que a oração do Pai-nosso foi feita originalmente em aramaico, com algumas palavras hebraicas. Nesse trecho, por exemplo, ele acredita que “o pão de cada dia” é uma referência explícita ao maná, o alimento que caía dos céus durante a peregrinação do povo hebreu ao longo dos quarenta anos no deserto após o êxodo do Egito. Diz a Bíblia Sagrada que na sexta-feira caía do céu uma porção dobrada de alimento, suficiente para alimentar o povo também no sábado. Fazendo esse paralelo, Joachim Jeremias defende que a melhor tradução para “o pão de cada dia” é “o pão de amanhã”, isto é, o pão do sábado, recebido na sexta.

Em resumo, Jesus estaria nos ensinando a pedir a Deus o pão do shabat . O shabat é o símbolo do céu, das coisas imateriais, da plenitude de Deus. Jesus está nos ensinando a pedir além do pão de trigo que alimenta o corpo. Pois o que de fato nos sacia no reino de Deus não é o pão para nossa carne, mas o pão para a alma.

Jesus criticou as pessoas de seu tempo que o seguiam interessados apenas no pão de trigo. “Seus antepassados correram atrás do maná e mesmo assim, fartos do maná, morreram”, ele disse. “Vocês devem buscar o pão que vem dos céus, para que, comendo dele, nunca mais tenham fome.” Sem dúvida, Jesus faz referência ao fato de que ele mesmo é o pão dos céus, o pão da vida.

Embora o alimento para o corpo esteja incluído na oração, pois também somos corpo, Jesus está se referindo a algo muito maior do que a satisfação de nossas necessidades físicas e biológicas — “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”.
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Referência do texto: KIVITZ, Ed René. Talmidim: o passo a passo de Jesus. São Paulo: Mundo Cristão, 2012. Página 70.

Transcrição: Deivid Liberto

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