Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o
seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora
e pisado pelos homens.
Mateus 5.13
Mateus 5.13
SAL
Jesus convoca seus discípulos à revolução. Chama seus talmidim a que se comprometam com a
transformação do mundo. Os talmidim
de Jesus são inconformados. Jesus se levanta contra a opressão de Roma à
comunidade de Israel, mas também contra qualquer símbolo de imperialismo e
dominação opressora. Mas, não apenas isso: Jesus se levanta contra qualquer
opressão do homem contra o homem, sabendo que isso é uma expressão das trevas
contra a luz, do mal contra o bem, dos espíritos do mal contra as forças da
bondade.
Jesus arranca seus talmidim
desse universo de opressão. O contingente de talmidim de Jesus é composto em grande parte por gente vulnerável,
pobre, sem vez e sem voz, que clama por justiça, que chora sem que ninguém se
comova, e que a sociedade em geral considera um estorvo. É o tipo de gente
oprimida que Jesus acredita ser a alavanca de sua revolução. A revolução do
amor começa no elo mais fraco.
Jesus usa o sal como figura de linguagem porque aquela era
uma imagem muito conhecida entre os judeus. Deus celebrara com Israel um pacto
de sal — uma aliança de preservação que livra todas as coisas vivas da
corrupção e da putrefação. O sal, na cultura semita, é um símbolo de
incorruptibilidade. Aqueles que querem cooperar para a revolução de Jesus devem
ser o “sal da terra”. Em outras palavras, Jesus não está em busca de homens
fortes, ricos, inteligentes, bem preparados e poderosos. Ele quer homens
incorruptíveis.
“Perder o sabor” — ou, em tradução literal, “enlouquecer” —
é deixar-se corromper. O sal sem sabor representa a comunidade que se deixou
anular, quer por covardia e medo diante de um império opressor poderoso, quer
porque se vendeu de maneira conveniente aos donos do poder. Os covardes se
omitem ou se vendem, aderindo ao mal. Jesus não admite, em hipótese nenhuma,
que seus talmidim se acovardem e fujam da arena pública de confronto do mal.
Eles devem permanecer sal, porque a esperança do mundo corrompido repousa na
comunidade dos que ouviram a convocação de Jesus.
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Referência do
texto: KIVITZ, Ed René. Talmidim: o passo a passo de Jesus. São Paulo:
Mundo Cristão, 2012. Página 56.
Transcrição: Deivid
Liberto
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