domingo, 12 de fevereiro de 2017

TALMIDIM 050

Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
Mateus 5.13
SAL

Jesus convoca seus discípulos à revolução. Chama seus talmidim a que se comprometam com a transformação do mundo. Os talmidim de Jesus são inconformados. Jesus se levanta contra a opressão de Roma à comunidade de Israel, mas também contra qualquer símbolo de imperialismo e dominação opressora. Mas, não apenas isso: Jesus se levanta contra qualquer opressão do homem contra o homem, sabendo que isso é uma expressão das trevas contra a luz, do mal contra o bem, dos espíritos do mal contra as forças da bondade.

Jesus arranca seus talmidim desse universo de opressão. O contingente de talmidim de Jesus é composto em grande parte por gente vulnerável, pobre, sem vez e sem voz, que clama por justiça, que chora sem que ninguém se comova, e que a sociedade em geral considera um estorvo. É o tipo de gente oprimida que Jesus acredita ser a alavanca de sua revolução. A revolução do amor começa no elo mais fraco.

Jesus usa o sal como figura de linguagem porque aquela era uma imagem muito conhecida entre os judeus. Deus celebrara com Israel um pacto de sal — uma aliança de preservação que livra todas as coisas vivas da corrupção e da putrefação. O sal, na cultura semita, é um símbolo de incorruptibilidade. Aqueles que querem cooperar para a revolução de Jesus devem ser o “sal da terra”. Em outras palavras, Jesus não está em busca de homens fortes, ricos, inteligentes, bem preparados e poderosos. Ele quer homens incorruptíveis.

“Perder o sabor” — ou, em tradução literal, “enlouquecer” — é deixar-se corromper. O sal sem sabor representa a comunidade que se deixou anular, quer por covardia e medo diante de um império opressor poderoso, quer porque se vendeu de maneira conveniente aos donos do poder. Os covardes se omitem ou se vendem, aderindo ao mal. Jesus não admite, em hipótese nenhuma, que seus talmidim se acovardem e fujam da arena pública de confronto do mal. Eles devem permanecer sal, porque a esperança do mundo corrompido repousa na comunidade dos que ouviram a convocação de Jesus.
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Referência do texto: KIVITZ, Ed René. Talmidim: o passo a passo de Jesus. São Paulo: Mundo Cristão, 2012. Página 56.

Transcrição: Deivid Liberto

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