segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

TALMIDIM 041

Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los.
Mateus 5.1-2
SERMÃO

O Sermão do Monte é o mais importante discurso proferido em toda a história da humanidade. Mahatma Gandhi afirmou que se todos os textos sagrados do mundo fossem perdidos, mas o Sermão do Monte fosse preservado, então nada teria se perdido. Essas extraordinárias palavras de Jesus, de fato, ocupam lugar de absoluto destaque na história.

Jesus não fala à multidão, ele fala a seus discípulos. Seguindo a tradição dos rabinos e seus talmidim daquele tempo, os aprendizes se aproximaram, o Mestre se assentou e passou a ensiná-los.

Quando reúne seus discípulos no monte, Jesus fala como um novo Moisés. Moisés recebeu a Torá de Deus no monte Sinai. Jesus reúne seus discípulos também em um monte. O paralelo é evidente. Por isso, Jesus se pronuncia dizendo: “Vocês ouviram o que foi dito [por Moisés]; mas eu lhes digo...”. Nada será como antes, agora quem fala é Jesus. Moisés foi o legislador de Israel. O Sermão do Monte é o pronunciamento de um outro legislador.

Mas há também um segundo paralelo interessante. Jesus cresceu em Nazaré, à época uma pequena vila com cerca de cinquenta famílias na região onde hoje é a Palestina. Isso significa que Jesus cresceu no meio de um povo colonizado, oprimido por Roma. Jesus ensina seus discípulos no alto de um monte, mas também foi no alto de um monte que Jesus foi tentado pelo Diabo. Eis um paralelo duplo para uma realidade única: a opressão de Roma contra Israel e a frustrada tentativa do Diabo de oprimir Jesus. Moisés foi o libertador de Israel. O Sermão do Monte é o pronunciamento de um outro libertador.

Em seu Sermão do Monte, Jesus confronta todos os agentes que oprimem o ser humano — seja Roma, sejam o Diabo e os espíritos do mal, ou seja mesmo a má interpretação da lei de Moisés. Jesus se pronuncia contrariando todos os discursos de seu tempo e todos os valores de impérios e potestades que oprimem pela maldade. O que o Sermão do Monte oferece é um caminho alternativo de vida. O teólogo inglês John Stott chama o Sermão do Monte de “contracultura cristã” — de fato, esta é a proposta de Jesus: um outro jeito de viver, de ser gente e de ser sociedade.

Os talmidim de Jesus andam na contramão do mundo.
___________________________

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e depois clique aqui e leia o TALMIDIM 042
___________________________

___________________________

Referência do texto: KIVITZ, Ed René. Talmidim: o passo a passo de Jesus. São Paulo: Mundo Cristão, 2012. Página 47.

Transcrição: Deivid Liberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário