1 + 1 = 1
Então o SENHOR Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só”.
Gênesis 2.18
Polêmica, essa frase. Mal interpretada, nos
colocaria na beira do abismo da heresia. Caso estivesse na boca do primeiro
homem, Adão, seria digna de uma repreensão divina. Imagine Adão reclamando a
Deus que se sente sozinho: “Olha, Deus, eu passo os dias dando nome aos animais
da terra e de uns tempos para cá notei que todos eles têm seus pares, mas eu
não tenho ninguém, estou me sentindo muito sozinho! ”. Então, Deus diria a ele:
“Você não entendeu, Adão, que eu, Deus, sou o seu par? ”. Mas a grande questão
é que essa afirmação, “Não é bom que o homem esteja só”, não saiu da boca de um
homem. De acordo com Gênesis, a afirmação saiu da boca de Deus.
Mas, em que sentido o homem estava só? O homem
estava só exatamente na dimensão de ter um par. Acima dele estava Deus, e
abaixo dele os animais e o restante da criação. Mas diante dele, face a face
com ele, no mesmo nível dele, não havia ninguém. Isso explica o complemento da
declaração de Deus: “Farei para o homem uma mulher, alguém que esteja como que
diante dele”.
Isso faz todo o sentido, pois a tradição cristã
crê em um Deus plural: Pai, Filho e Espírito Santo. Três pessoas a quem
chamamos Deus. Deus é uma unidade entre iguais. Uma pluralidade singular, ou
singularidade plural, três pessoas divinas vivendo em perfeita harmonia. Um ser
criado por esse Deus à imagem e semelhança de Deus deveria ser,
necessariamente, uma unidade entre iguais. Dessa compreensão surge uma equação
muito estranha: Deus mais um homem é igual a um homem sozinho. Isto é, Deus
mais Adão é igual a Adão sozinho.
Extraímos daí algo fundamental na
espiritualidade cristã: tão verdadeiro quanto dizer que pessoas precisam de
Deus, é verdadeiro dizer que pessoas precisam de pessoas. No discipulado de
Jesus, a experiência com Deus é pessoal, a caminhada com Deus é comunitária. E
nada, absolutamente nada, é individual.
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Referência
do texto: KIVITZ, Ed René. Talmidim: o passo a passo de Jesus. São
Paulo: Mundo Cristão, 2012. Página 26.
Transcrição: Deivid Liberto
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