Palavra: Sabotagem
“O tempo é chegado”, dizia
ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!”
Marcos 1.15
Um de meus autores prediletos é C. S. Lewis.
Nascido na Irlanda do Norte em 1898, Clive Staples Lewis foi professor de
literatura em Oxford e Cambridge, um dos maiores escritores cristãos do século
20, um dos maiores teólogos contemporâneos, famoso por sua série de livros As
crônicas de Nárnia e autor de um de meus livros de cabeceira, Cristianismo puro
e simples , publicado originalmente em 1952. Nesse livro, em que conta para a
sociedade acadêmica e intelectual de Londres as razões de sua conversão ao cristianismo,
Lewis faz a seguinte afirmação: “Um território ocupado pelo inimigo — assim é
este mundo. O cristianismo é a história de como o rei por direito desembarcou
disfarçado em sua terra e nos chama a tomar parte numa grande campanha de
sabotagem”.
Jesus é o rei legítimo, aquele que tem
autoridade e legitimidade para governar o mundo. Mas é um rei que chega
disfarçado, que chega como criança em Belém da Judeia e cresce numa família
pobre na cidade de Nazaré da Galileia. O Rei dos reis, o Senhor dos senhores, a
convocar seus talmidim , anunciando que o tempo do reino de Deus é chegado; o
reino de Deus está próximo.
A linguagem de Jesus não se refere à
cronologia. Quando Jesus diz que “o reino de Deus está próximo”, não está se
referindo ao tempo daqui a uma semana, um mês ou um ano. A afirmação “o reino
de Deus é chegado” quer dizer que ele está aqui, próximo de nós, ao alcance de
nossas mãos. Jesus é o portador do reino. A chegada de Jesus é também a chegada
do reinado de Deus.
O reino de Deus implica o reinado de Deus, o
domínio de Deus sobre sua criação, o tempo quando a vontade de Deus começará a
ser feita na terra como é feita no céu. Por essa razão o anúncio da chegada do
reino de Deus exige arrependimento. Jesus, então, convida seus talmidim dizendo:
“O reino de Deus chegou, o reinado de Deus começou, o Rei legítimo e verdadeiro
desse reino está aqui. Agora você não vive mais para fazer sua própria vontade,
mas para se submeter à vontade desse Rei. Venha fazer parte do reino de Deus”.
Jesus, portanto, não nos chama para o céu após
nossa morte. Jesus nos chama para o reino de Deus agora, enquanto estamos ainda
vivos. O chamado de Jesus exige a consagração imediata de tudo o que temos e de
tudo o que somos. Mais que isso, a participação no reino de Deus implica a
consagração de nossos reinos pessoais e particulares ao Rei Jesus. Aqui e
agora.
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Referência
do texto: KIVITZ, Ed René. Talmidim: o passo a passo de Jesus. São
Paulo: Mundo Cristão, 2012. Página 22.
Transcrição: Deivid Liberto
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