segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

TALMIDIM 016

Palavra: Sabotagem

“O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!”
Marcos 1.15

Um de meus autores prediletos é C. S. Lewis. Nascido na Irlanda do Norte em 1898, Clive Staples Lewis foi professor de literatura em Oxford e Cambridge, um dos maiores escritores cristãos do século 20, um dos maiores teólogos contemporâneos, famoso por sua série de livros As crônicas de Nárnia e autor de um de meus livros de cabeceira, Cristianismo puro e simples , publicado originalmente em 1952. Nesse livro, em que conta para a sociedade acadêmica e intelectual de Londres as razões de sua conversão ao cristianismo, Lewis faz a seguinte afirmação: “Um território ocupado pelo inimigo — assim é este mundo. O cristianismo é a história de como o rei por direito desembarcou disfarçado em sua terra e nos cha­ma a tomar parte numa grande campanha de sabota­gem”.

Jesus é o rei legítimo, aquele que tem autoridade e legitimidade para governar o mundo. Mas é um rei que chega disfarçado, que chega como criança em Belém da Judeia e cresce numa família pobre na cidade de Nazaré da Galileia. O Rei dos reis, o Senhor dos senhores, a convocar seus talmidim , anunciando que o tempo do reino de Deus é chegado; o reino de Deus está próximo.


A linguagem de Jesus não se refere à cronologia. Quando Jesus diz que “o reino de Deus está próximo”, não está se referindo ao tempo daqui a uma semana, um mês ou um ano. A afirmação “o reino de Deus é chegado” quer dizer que ele está aqui, próximo de nós, ao alcance de nossas mãos. Jesus é o portador do reino. A chegada de Jesus é também a chegada do reinado de Deus.

O reino de Deus implica o reinado de Deus, o domínio de Deus sobre sua criação, o tempo quando a vontade de Deus começará a ser feita na terra como é feita no céu. Por essa razão o anúncio da chegada do reino de Deus exige arrependimento. Jesus, então, convida seus talmidim dizendo: “O reino de Deus chegou, o reinado de Deus começou, o Rei legítimo e verdadeiro desse reino está aqui. Agora você não vive mais para fazer sua própria vontade, mas para se submeter à vontade desse Rei. Venha fazer parte do reino de Deus”.

Jesus, portanto, não nos chama para o céu após nossa morte. Jesus nos chama para o reino de Deus agora, enquanto estamos ainda vivos. O chamado de Jesus exige a consagração imediata de tudo o que temos e de tudo o que somos. Mais que isso, a participação no reino de Deus implica a consagração de nossos reinos pessoais e particulares ao Rei Jesus. Aqui e agora.


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Referência do texto: KIVITZ, Ed René. Talmidim: o passo a passo de Jesus. São Paulo: Mundo Cristão, 2012. Página 22.
Transcrição: Deivid Liberto

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